segunda-feira, 6 de abril de 2009

1ª. Desmistificação

Vou tentar ajudar-vos a perceber melhor que o marketing não é publicidade, com a ajuda deste pequeno texto que encontrei por ai...


(...) que sinónimo encontra a maioria das pessoas para a palavra marketing (uma das poucas palavras do nosso léxico adoptada directamente do inglês)? Que é como quem diz, que definição dá a maioria das pessoas sobre "o que é marketing" ou sobre "o que é o marketing"?

"Publicidade!", diria a maioria, para um sinónimo de marketing, como definição de Marketing. E esta maioria engloba a maioria do público em geral e muitas chefias de empresas e de outras organizações. Pois bem, porque marketing não é só publicidade, marketing não é publicidade e muito menos a publicidade é o Marketing! Podia até ser um anúncio com piada, mas não é.

O problema é que nunca os ditados "uma imagem vale mais que mil palavras" e "o que conta é a imagem" estiveram tão certos. Para o Marketing é também assim. Mais importante que o que é, é a imagem do que é. A maioria das pessoas vê o marketing como publicidade, percepciona-o como tal e acredita que é assim. Claro, neste caso, como com tantos outros conceitos, as pessoas nem sabem como construíram essa percepção do marketing, e muito menos se dão ao trabalho de verificar se estão correctas, o que é normal. Não sabem porquê, disseram-lhes, ouviram dizer. Espalhou-se de boca em boca que era assim. Nesse sentido, podemos mesmo falar de uma natureza mitológica no marketing! Mas até neste caso é má publicidade. É que tanto para os helénicos como para os latinos, Hermes e Mercúrio, respectivamente, eram os deuses dos mercadores e do lucro, mas também dos amigos do alheio.

Mas é este um equívoco meramente linguístico, do qual não vem mal ao mundo? Depende. Os indivíduos tomam as suas decisões com base no seu conjunto de crenças, percepções, imagens que têm e juízos que fazem da realidade que os rodeia. Em suma, decidem com base na informação de que dispõem. Se a informação não for completa ou estiver errada, as decisões podem ser igualmente erradas. E decisões erradas provocam prejuízos, quer para os indivíduos quer para as organizações. Se os empresários, por exemplo, tiverem a ideia de que o marketing é (só) publicidade, arriscam-se a falhar o alvo quando estiverem a publicitar os seus produtos. E aí sim, aí o orçamento de marketing é um desperdício. Só que marketing não é (só) publicidade. Ou pense-se na Academia. Muitos académicos em áreas próximas do Marketing, não o percepcionando, e bem, como publicidade, fazem apenas uma muito pequena ideia do que é investigar em Marketing.


Adaptado de: Carlos Lourenço - Universidade de Tilburg

(http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=634758)

Bom, espero que este pequeno texto vos ajude a "retirar" essa percepção da cabeça de que o marketing é só publicidade.

3 comentários:

  1. qd tiver uma frequencia ja sei onde venho ver a materia lol
    ta mt bom ze :P
    continua
    *

    ResponderEliminar
  2. Bem...já aprendi mais uma coisa hoje...eh k eu diria mesmo que o marketing era simplesmente a publicidade...mas já vi k não...kem diria...

    Mas, se formos bem a ver, nós muitas vezes somos enganados através da publicidade e deixamo-nos bastante influenciar pelo Marketing certo?

    Tou a gostar muito primo, continua assim...

    ResponderEliminar
  3. Caro José,
    Obrigado pelo esforço de desmistificação do marketing enquanto ciência.
    Cumprimentos,
    Carlos Lourenço

    ResponderEliminar

Buzz People